mardi 22 mai 2007

a técnica da superposição. As fontes índias dos adornos de plumas



a técnica da superposição.

River Dillon realiza os seus homens-pássaros sobrepondo retratos de homens acima de fotografias de adornos índios de plumas. Três técnicas foram usadas: a primeira é a sobreposição de dois negativos, colados juntos, e revelados em mesmo tempo em laboratório. A segunda técnica é de revelar com um scanner os dois negativos, colados juntos, sobrepostos. A terceira técnica é a revelação no scanner isolamento da fotografia do homem e a seguir do pássaro, para sobrepô-las em seguinte numa montagem numérica.

As fontes índias dos adornos de plumas.

Porque com seus homens-pássaros, River Dillon queria evocar os índios sul-americanos, River Dillon sobrepôs as fotos dos seus modelos contemporâneos com verdadeiras obras de arte índias.

O fotografo recebi a autorização de fotografar adornos de plumas de 2 coleção:

21 Coleção de ornamentos em plumas de Museu du Quai Branly (the most important french museum dedicated to ethnology, Paris, France)

de ornamentos sul-americanas
- de Brasil, obras Munduruku, Bororo, Kayapo
- de Bolivia, obras Mojo
- d'Equador, obras Achuar
- de Peru, obras Nazca

22 Coleção pertencendo aos descendentes de Georges Alphen

cuja coleção de ornamentos em plumas da civilização Nazca (Peru), tinha sida mostrada na “Maison de l’Amérique Latine” em 2003 na exposição: Plumes d’éternité, Rêve de plume, Collection Georges Alphen. ( Plumas de eternidade, Sonho de plumas). A maioria dessas obras foi doada ao museu do quai Branly, o novo museu parisiense que reúne numerosas obras primas das artes primitivas.


Homem-pássaro. Pierre às plumas índias. River Dillon. Photomontagem, Paris, 2005.
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Obra Nazca. Peru. Private collection, Paris.

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