mardi 22 mai 2007

Influencia da arte dos Indios do Brasil


Influencia da arte dos índios do Brasil sobre um artista francês de hoje.

Homens-pássaros realizados por um artista francês, expostos no Brasil, nos museus de civilizações indígenas americanas.

Expor esses Birdmen ( homens-pássaros) num museu de cultura indígena sul-americana é confrontar esses retratos com os objetos de plumas que os tem inspirados, mas também reunir esses sonhos fotográficos modernos com os mitos índios dos Homens-pássaros e devolver los no seu verdadeiro contexto: a civilização índia e os objetos de arte de plumas de pássaros da Amazônia.

Expor os homens-pássaros no Brasil é também um ricochete da exposição em Paris durante o ano do Brasil na França, dos extraordinários cocares e adornos da Amazônia. River Dillon foi influído pela beleza desses adornos de plumas vindos do Brasil, e esses homens-pássaros expostos no Brasil respondem como um eco pela admiração que prendeu a França e os seus artistas quando nos temos contemplado as maravilhas coloridas da arte da tecelagem das plumas pelos índios da Amazônia.

Os pesquisadores e etnólogos franceses foram desde sempre apaixonados pelas culturas indígenas americanas, como Lévi-Strauss no século XX. Hoje o museu do Quai Branly que esta expondo as maravilhas das artes primitivas mostra a paixão dos franceses pelas civilizações de todos os continentes. Expor homens-pássaros de River Dillon no quadro da França no Brasil mostra que a França deseja promover as culturas indígenas sul-americanas e favorecer a mexida cultural, o enriquecimento pela mistura, a mixagem, as trocas entre as culturas através duma mestiçagem fortificante cujo Brasil é o símbolo vivo, no respeito às múltiplas culturas índias, africanas e européias de diversas origines.

Enfim, os homens-pássaros mostram a modernidade estupenda dos tecidos de plumas de pássaros amazônicos, precursores da estilização, ate mesmo da abstração geométrica, explosão de cores reunidas artisticamente para sugerir o fogo, a dança, o sol, os mistérios do universo, ou simplesmente criar um choque visual pela justaposição das cores primarias, como Malevitch, Mondrian e os artistas modernos experimentaram muito mais tarde.

Image:
Homem-pássaro. Benjamin às plumas índias. River Dillon. Photomontagem, Paris, 2005.
.
Obra Nazca. Peru. Private collection, Paris

Aucun commentaire: